Sem vincular nome com os presidenciáveis, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto tem 66% das intenções de voto para o governo baiano e venceria a disputa no primeiro turno. ACM aparece com 61 pontos percentuais de diferença para o segundo colocado, o ministro da Cidadania, João Roma, que tem 5%. Os dados constam de uma pesquisa da Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e publicada nesta quarta-feira (23/3).
No cenário estimulado, ACM Neto, do União Brasil, tem 66%; Roma, do Republicanos, 5%; Jerônimo Rodrigues, do PT, 4%; Kleber Rosa, do PSol, 2%; branco, nulo ou não pretende votar, 14%; indecisos somam 9%. Como a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, Roma, Rodrigues e Kleber Rosa estão empatados tecnicamente.
A mesma pesquisa aponta números diferentes quando os pré-candidatos são associados aos nomes que disputam a Presidência da República. Nesta amostragem, ACM Neto, que aparece como “candidato independente”, lidera, mas com um percentual menor, 43%. Em segundo vem Jeronimo Rodrugues, que apoiado por Lula, salta de 4% para 37%. Na terceira colocação vem João Roma, que apoiado por Bolsonaro crava 9%. Branco/nulo/não pretende votar representa 8% da pesquisa. E 4% estão indecisos.
A Genial/Quest entrevistou 1140 pessoas entre 16 e 19 de março, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de identificação BA-06141/2022.
Por Radio 2 de Julho com informações do site Metropoles